Centenas de manifestantes protestaram ontem (10)contra o possivel fechamento de 14 escolas de ensino de Contagem
O possível fechamento de 14 das 22 unidades das Funec (Fundação de Ensino de Contagem) levou centenas de professores e alunos a se manifestarem na manhã de ontem (10) na Câmara Municipal da cidade. Professores e alunos cobraram uma atitude dos vereadores para impedir o fechamento das unidades pertencentes à Prefeitura Municipal de Contagem. Segundo os reivindicantes, a prefeita reeleita Marília Campos (PT), estaria utilizando o recurso como forma de redução de gastos públicos e passaria a responsabilidade de parte do ensino para o Governo Estadual. Daniela, professora de biologia da escola perguntou aos vereadores, quais os possíveis argumentos que estaria levando a prefeita Marília Campos (PT), a tomar essa decisão, e o como ficaria os alunos já matriculados, professores e funcionários das possíveis escolas a serem fechadas. Mas os vereadores disseram que não tem conhecimento do fato, mas propuseram convocar a Presidente da Funec, Cleonice Cornélio de Camargos, para uma audiência pública com professores e comunidade, para saber a veracidade do fato, e que medidas estão sendo tomadas. Para o estudante Guilherme Amorim, há uma incoerência entre o que a prefeitura anuncia e o que faz. “Como pode a prefeitura espalhar outdoor, falando que Contagem tem a melhor escola pública e quer fechar as escolas?” perguntou o jovem referindo se a diversos outdoors espalhados na cidade apontando que Contagem tem a melhor qualidade de ensino público da região metropolitana de Belo Horizonte.
“Marajás investem no próprio bolso,
educação fica fora”
Os manifestantes levaram cartazes dizendo “Educação de qualidade ou educação de conveniência? Cadê o dinheiro do Fundeb?” (fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) em outro também indagava o aumento que secretários estão recebendo da atual gestão. “Marajás investem no próprio bolso, educação fica fora”. A crítica é referente ao salário de R$12.420,00 que a presidente da Funec, Cleonice Cornélio de Camargos está recebendo, conforme divulgado no impresso de março do folhetim “Contagem é Ação”. Tentamos contato com a direção da Funec, até o momento desta publicação não obtivemos retorno.
Eleições 2024 Com a proximidade das eleições municipais que acontecem em 6 de outubro deste ano para Prefeito e Vereador, alguns cartórios eleitorais estão atendendo em horário ampliado. Em Sabará o cartório eleitoral 241 estará aberto das 9 até 17 horas de segunda a domingo, inclusive durante o feriado de 1 de maio Dia do Trabalhador. Esse horário especial acontece até o dia 8 de maio de 2024, último dia para tirar o título , coletar biometria, transferir ou regularizar a situação para as eleições desse ano. Quem ainda não tem a biometria cadastrada precisa buscar atendimento presencial em um cartório eleitoral ou central de atendimento ao eleitor. Em caso de dúvida, ligue para o Disque-Eleitor – telefones 148 ou (31) 2116-3600, Em Belo Horizonte - segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Em Sabará o cartório fica localizado na rua D. Pedro II, numero 218, no Centro Histó...
Comentários