Para ministros noticia jornalística se prepara da mesma forma que uma receita.
O Supremo Tribunal Federal (STF), votou pelo fim da obrigatoriedade do diploma de jornalismo para o exercício da função. Para 8 dos 9 ministros, o diploma vai contra a liberdade de expressão a que todos os cidadãos tem direito. Com isso as empresas podem fazer a contratação conforme suas escolhas. O ministro Gilmar Mendes ainda comparou a profissão com a de cozinheiros, segundo ele não há nenhuma diferença entre preparar uma noticia ou uma receita. Marco Aurélio Mello foi o único a favor da manutenção do diploma, durante audiência de ontem (17).
A decisão do Supremo parece ser contemporânea, quando diz que todos tem direito a liberdade de expressão conforme está na Constituição, até mesmo porque o acesso a informação se torna cada vez mais fácil através da internet,mas é vergonhosa e desrespeitosa a todos profissionais que se formam para exercer a profissão. Mais do que isso, a decisão ignora o que os profissionais aprendem nas faculdades, como se fosse algo do conhecimento de todos. Isso sem contar com as empresas de comunicação que poderá fechar o mercado de vez para quem há muito tempo batalhou para conquistar o diploma com objetivo de exercer a profissão. Já era preciso de um “QI” (quem indique) forte, agora para muitas empresas será a brecha para familiarizar seu mercado.
E é no meu direito de cidadão que acho um retrocesso a decisão tomada pela mais alta corte judicial do país. A cabeça de quem vão cortar amanhã? Quem serão os próximos formados a depara-se com a desvalorização de seus estudos acadêmicos. Já não basta reduzir a graduação para o tecnólogo, tais pessoas parecem ter reduzido também o pensamento coletivo.
Eleições 2024 Com a proximidade das eleições municipais que acontecem em 6 de outubro deste ano para Prefeito e Vereador, alguns cartórios eleitorais estão atendendo em horário ampliado. Em Sabará o cartório eleitoral 241 estará aberto das 9 até 17 horas de segunda a domingo, inclusive durante o feriado de 1 de maio Dia do Trabalhador. Esse horário especial acontece até o dia 8 de maio de 2024, último dia para tirar o título , coletar biometria, transferir ou regularizar a situação para as eleições desse ano. Quem ainda não tem a biometria cadastrada precisa buscar atendimento presencial em um cartório eleitoral ou central de atendimento ao eleitor. Em caso de dúvida, ligue para o Disque-Eleitor – telefones 148 ou (31) 2116-3600, Em Belo Horizonte - segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Em Sabará o cartório fica localizado na rua D. Pedro II, numero 218, no Centro Histó...
Comentários