Sõa Jeronimo
A palavra Bíblia em grego significa livros, nela contem 73 livros, sendo 46 do antigo Testamento, ou Primeiro Testamento,pode se dizer a Torá, o livro Sagrado dos judeus. Nesta primeira parte encontramos descrições da criação do mundo, do “povo de Deus”, criadores das primeiras comunidades a partir de Abraão. A outra parte da Bíblia é chamada de Novo Testamento ou Segundo Testamento e contem 27 livros. O segundo testamento conta a trajetória de Jesus, a “Boa Nova”. O cristianismo nasce com a morte de Jesus.
A Bíblia durou mais de mil anos para ficar pronta, passando pelas mãos de varias pessoas, tendo terminado por volta de 100 anos depois de Cristo com o apostolo João. Por mais que cremos em tudo o que esteja escrito no livro Sagrado, não podemos interpretá-la ao “pé da letra”, pois ela tem uma linguagem do povo daquela época.
Entre a Bíblia Católica e Evangélica existem diferenças mas não significa que esteja uma delas erradas. As diferenças entre elas estão na tradução feita pelo protestantismo e na falta de 7 livros que não constam no Livro Evangélico, sendo eles: Judite, Sabedoria, Baruc,Macabeus e II Macabeus ,Eclesiástico e Tobias
A Bíblia que era escrita apenas em hebraico, aramaico e grego, foi traduzida ao latim por São Jerônimo, que faleceu em 30 de setembro, razão pela qual foi instituído o mês de setembro e dia 30 como data oficial da Bíblia.
A Bíblia é o livro mais traduzido em todo o mundo, é hoje se encontra diversa ré- impressões, com traduções mais objetiva, como exemplo, a Bíblia da edição pastoral e agora uma edição da CNBB, com o sistema Canção Nova de evangelização lançada neste ultimo dia 12.
Comentários