Para ministros noticia jornalística se prepara da mesma forma que uma receita.
O Supremo Tribunal Federal (STF), votou pelo fim da obrigatoriedade do diploma de jornalismo para o exercício da função. Para 8 dos 9 ministros, o diploma vai contra a liberdade de expressão a que todos os cidadãos tem direito. Com isso as empresas podem fazer a contratação conforme suas escolhas. O ministro Gilmar Mendes ainda comparou a profissão com a de cozinheiros, segundo ele não há nenhuma diferença entre preparar uma noticia ou uma receita. Marco Aurélio Mello foi o único a favor da manutenção do diploma, durante audiência de ontem (17).
A decisão do Supremo parece ser contemporânea, quando diz que todos tem direito a liberdade de expressão conforme está na Constituição, até mesmo porque o acesso a informação se torna cada vez mais fácil através da internet,mas é vergonhosa e desrespeitosa a todos profissionais que se formam para exercer a profissão. Mais do que isso, a decisão ignora o que os profissionais aprendem nas faculdades, como se fosse algo do conhecimento de todos. Isso sem contar com as empresas de comunicação que poderá fechar o mercado de vez para quem há muito tempo batalhou para conquistar o diploma com objetivo de exercer a profissão. Já era preciso de um “QI” (quem indique) forte, agora para muitas empresas será a brecha para familiarizar seu mercado.
E é no meu direito de cidadão que acho um retrocesso a decisão tomada pela mais alta corte judicial do país. A cabeça de quem vão cortar amanhã? Quem serão os próximos formados a depara-se com a desvalorização de seus estudos acadêmicos. Já não basta reduzir a graduação para o tecnólogo, tais pessoas parecem ter reduzido também o pensamento coletivo.
Tem resistência, tem luta, tem dia de Preto e tem favela . O feriado nacional de Zumbi dos Palmares e Dia da Consciência Negra, agora oficialmente celebrado no Brasil em 20 de novembro, vai ser celebrado em diversos cantos do país, no aglomerado da Serra, maior favela de Minas, haverá um churrasco colaborativo onde cada um leva um pouquinho e todos se alimentam confabulando novas possibilidades de resistência. Esse convite é realizado por movimentos sociais, para entender a importância de fortalecer movimentos iguais a @Bocadecultura, @coletivamulheresdaquebrada e @truckdodesejo que se movimentam através da coletividade. Conforme o grupo haverá palco aberto para possíveis atrações artísticas, convocando os amigos para colarem e fazer deste momento um ato de conscientização da importância da cultura e das lutas nossas de cada dia. Local: Rua Castelo Novo 66 - Santa Efigênia BH/MG
Comentários