Arquidiocese de Belo Horizonte lança o Diaconato Pernanente
Pessoas que já constitui família também podem ser diaconos
A Arquidioce de Belo Horizonte, comandada pelo arcebispo Dom Walmor Oliveira de Azevedo, implantou no dia 07 de agosto o Diaconato Permanente, com a missão levar principalmente as comunidades mais carentes a presença da Igreja Católica. " A força nossa é justamente a caridade e o serviço social. Tentamos chegar nos irmãos mais carentes, outro ponto é que ele estará ligado diretamente ao nosso arcebispo.Iniciamos portanto um novo ciclo na presença de Maria e São Lourenço" ressalta Dom Aluisio, bispo auxiliar de Belo Horizonte.
Segundo Dom Walmor, o diconto permanente surgiu a partir dos diálogos durante a II "Assembleia do Povo de Deus" que resultará em um "aprofundamento nas questões da realidade e conhecimento da doutrina e posicionamento da Igreja em relação às questões da vida". Para ser Diácono Permanente a Igreja não obriga o celibato, e permite a amplianção dos evangelizadores principalmente nas regiões mais carentes.
Formação para Diaconos
A Arquidioce também intituiu a Escola de formação de diaconos, que será no Instituto D. João Resende Costa da PUC-MG, que será feito em três etapas. " Muito esperamos dos novos diaconos permanentes para que impulsionem como dicipulos missionarios o anuncio e o evangelho do Senhor"diz D. Walmor.
Tem resistência, tem luta, tem dia de Preto e tem favela . O feriado nacional de Zumbi dos Palmares e Dia da Consciência Negra, agora oficialmente celebrado no Brasil em 20 de novembro, vai ser celebrado em diversos cantos do país, no aglomerado da Serra, maior favela de Minas, haverá um churrasco colaborativo onde cada um leva um pouquinho e todos se alimentam confabulando novas possibilidades de resistência. Esse convite é realizado por movimentos sociais, para entender a importância de fortalecer movimentos iguais a @Bocadecultura, @coletivamulheresdaquebrada e @truckdodesejo que se movimentam através da coletividade. Conforme o grupo haverá palco aberto para possíveis atrações artísticas, convocando os amigos para colarem e fazer deste momento um ato de conscientização da importância da cultura e das lutas nossas de cada dia. Local: Rua Castelo Novo 66 - Santa Efigênia BH/MG
Comentários